top of page
Buscar
  • Foto do escritorFederação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas

Cadê o Campo de Públicas? Ciências do Estado.


Corra, pois já temos o QUINTO depoimento do nosso Tópico Temático Mensal Cadê o CP? 🔍 -------------------------------------------

BEATRIZ BRITO - CIENCIAS DO ESTADO UFMG

Bom, desde novinha já gostava de ir à Praça dos Três poderes da minha cidade. Às vezes, passeando pelo centro, sempre fazia questão de dar uma voltinha por lá, só pra ver o ambiente. O envolvimento do meu pai no movimento sindicalista também me fez aproximar e aumentar meu gosto pela política. Então comecei a pensar que quando eu crescesse, queria trabalhar na prefeitura. Não sabia que existia um campo de públicas e foi na mostra da UFMG (logo após assistir a palestra do curso de direito), que conheci Ciências do Estado! Na salinha conversando com uma das alunas que estava falando sobre o curso, perguntei: esse curso dá pra trabalhar na prefeitura? E ela me confirmou. Passei e ingressei, e morando em BH, aprendi que o Estado era muito mais do que a prefeitura.


Durante o curso, fiquei um pouco desiludida com o que é ambiente acadêmico, a novidade que era o curso, que me cansava ter que explicar o que era, sendo que nem eu mesma sabia.


Comecei a estagiar no segundo período na Assembleia e logo no próximo período, veio toda a confusão de que iriam fechar o curso. Foi barra. Dois anos na Assembleia, fui ser estagiária na Imprensa Oficial, e com pouco tempo lá fui contratada para trabalhar no setor de compras. Muito trabalho e muito aprendizado durante todo o tempo que estive lá! Licitação é um mundo gigante! Com a última reforma do Governo de Minas, a Imprensa Oficial foi extinta e tornou-se Subsecretaria da Casa Civil e a sua parte gráfica foi cedida pra a Prodemge! E cá estou, desde o início de 2017, trabalhando também no setor de compras.


Sobre o mercado, é muito complicado pensar sobre como se inserir nele. São poucos alunos de CE que estão trabalhando na área. O desconhecimento do curso dificulta muito para que este quadro melhore. Lembro ao final do meu discurso de oradora da turma de 2014, que falei: "Encerro, desejando aos formandos sucesso na vida profissional, aos familiares e amigos, compreensão, especialmente com o início da carreira dos novos cientistas e aos gestores e professores, desejo que continuem evoluindo na construção do curso de Ciências do Estado, que alie qualidade técnica e engajamento social."


E esse meu desejo continua até hoje!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page